sexta-feira, 9 de outubro de 2009

de cuba para (e sobre) o mundo!

Fiquei um tempo ausente... sinto muito!
Motivo: a faculdade.
Mas vou tentar compensar.

E pra começar, os mestre das cores, da síntese e do design!
Está em exposição uma vasta e incrível coleção de cartazes cubanos na Caixa Cultural - Rio de Janeiro.

cartazes cubanos
um olhar sobre o cinema mundial


Em tempos de massificação da imagem e popularização do design, onde qualquer um que tenha Corel ou Photoshop pode sair fazendo logotipos e cartazes sem uma pequena, que seja, bagagem estética e conceitual, ainda podemos encontrar nos grandes mestres uma luz para seguir.
Isto é o que traz e o que pretende esta exposição de cartazes de cinema. Mostrar que não só de efeitos e tecnologia se faz design hoje.

Uma mostra de originais em serigrafia com uma verdadeira aula de ilustração, tipografia, técnica e possibilidades gráficas. Sem falar na capacidade de síntese entre o filme e a imagem apresentada (tipográfica ou ilustrada!).
Assim pode ser definida esta exposição que reúne os nomes de Azcuy, Bachs, Coll, Damián, Dimas, Julio Eloy, Luis Vega, Navarro, Ñiko, Reboiro, Rostgaard e Raúl Martínez.

"... essa é uma oportunidade para observarmos a comunicação visual como um instrumento de valoração da cultura de massa através da imagética. A cartazística cubana é, portanto, uma possibilidade para repensarmos a lógica do que compreendemos por design e oa caminhos que regem atualmente a sua produção." (Alexandre Guedes - curador)

Damián. Dulcima, 1973

Dimas. Tristana, 1973

Reboiro. Moby Dick, 1968

Só para completar, o design da exposição está muito bem realizado também. A disposição das cores nas paredes e dos cartazes sobre elas. Tudo muito bem organizado, pronto para deliciar os olhos e a mente de quem se dispor a passar um tempo na companhia dos mestres cubanos.

Em cartaz de 28 de setembro a 25 de outubro.
Terça a sábado, das 10 às 22h e domingo das 10 às 21h.
Entrada franca - então não tem desculpa!


[eu tiraria foto do catálogo, mas não tenho máquina... e não da para escanear por causa da encadernação, desculpem!]



Nenhum comentário: