segunda-feira, 19 de outubro de 2009

9 motivos para ver "9"

Vamos direto ao assunto (mas não, necessariamente nesta ordem):

1- Tim Burton - ele é apenas o produtor, mas sem ele o filme não teria sido tão bem realizado. Para quem viu (ou verá) o curta, da pra achar alguma coisa a ver com Burton, então fica claro porque ele se interessou em produzir o longa.

2- o curta - é simplesmente impressionante e fala por sí:


3- a idéia - original. Simples assim. Não pela devastação da humanidade claro, mas pela escolha singular dos personagens.

4- a animação - é primorosa! Os personagens principais são bonecos de pano, o mundo é sujo e arruinado e o trabalho é tão bem feito que faz os olhos sentirem a textura de cada coisa. E os efeitos, o movimento, as expressões (lembrem-se que são bonecos!)... um universo visual fascinante.

5- os personagens - lembrando, mais uma vez, que são bonecos de pano, é muito bom ver como cada um dos 8 (porque 2 são gêmeos) tem uma personalidade única e uma caracterização que corresponde. Até os gêmeos são únicos. Cada tipo é um tipo presente na sociedade.

6- a estética/ambientação - um maravilhosamente bem escolhido mundo pós apocalíptico. Não é um futuro hitech e nem tem cara de presente comum. É marrom com nuvens de areia cinza com construções demolidas e misteriosamente verde. Tudo coroado com máquinas estilo Matrix e o "agigantamento" causado pelo tamanho dos pequenos bonecos.

7- a trilha sonora - envolve o expectador como só uma boa trilha sonora é capaz de fazer. Se liga ao ritmo da narrativa e às imagens, seja nos momentos de tensão, seja nos momentos felizes.

8- a dublagem - por motivo de força maior, vi dublado em português, mas não me arrependo! A relação voz personagem ficou ótima e os dubladores fizeram um excelente trabalho. E creio que a dublagem original também tenha ficado impecável, pois tem grandes nomes como Christopher Plummer e Elija Wood.

9- o final - não é uma surpresa, mas não é previsível. E é do tipo que quer fazer a pessoa imaginar e pensar depois do filme.


E, considerando que falei bem pouco, alguns links:
IMDb, Animação S.A., Omelete (entrevista com Shane Acker) Cinema em Cena


Minha única crítica negativa é que, pra mim, ficou faltando alguma coisa. Não sei se era a ansiedade de mais ou se foi mesmo alguma falha no roteiro. Mas o que interessa é que é um filme fantástico que é um desrespeito não assistir!

o trailer:






2 comentários:

Camilla Gonçalves disse...

me senti intimada a assistir... hehehehe
nem sei mais onde ta passando... =/

Cla disse...

eu quero veeeeer!! mas n tem horario q da preu ver em canto nenhum T-T