quinta-feira, 15 de outubro de 2009

top 7 - atalhos de teclado

Depois de passar um bom dia digitando, ouvindo música e usando o photoshop - e depois deste ultimo ter travado - resolvi fazer um top 7 dos meus atalhos de teclado favoritos (ou não), pois é raro eu passar um dia sem usá-los.

Ctrl+C, Ctrl+V
O clássico "copia e cola", dispensa descrição. Talvez o atalho mais usado pois serve para tudo, Windows, Office, pacote Adobe... Mas vai uma dica: no Corel, basta clicar no "+" que ele duplica o objeto selecionado.

Tab e Shift+Tab
A solução simples pra digitar ou preencher cadastros e coisas com campos de mais (ou de menos, como login e senha). Clicar em "tab" passa para o próximo campo, enquanto que "shift+tab" volta ao campo anterior.

Barra de espaço
Ok, não é exatamente um atalho, mas, de certa forma é sim. Ou vai dizer que não é muito mais prático apertá-la do que ficar procurando o ícone do pause? Serve para todos (eu acho) players de vídeo - online ou no seu computador - e já usei escutando música também, só não me lembro onde.
E descobri agora que ela minimiza o MediaPlayer também!

Ctrl+Alt+Del
Como falei, meu photoshop travou e nada melhor que o lindo e maravilhoso Gerenciador de Tarefas do Windows para resolver qualquer problema deste tipo! É muito difícil alguém nunca ter precisado dele, e o atalho é muito mais prático do que clicar com o botão direito etc.

Ctrl+S
A grande salvação! Indispensável e usado até a cada 5 min, dependendo do grau de importância do arquivo em questão. Como todo atalho, muito mais prático do que "arquivo", "salvar"/"salvar como"... Minha vida mudou depois dele, muito mais raro esquecer de salvar depois disso!
Um trocadilho idiota: ele já salvou muito a minha vida!

Ctrl+Z
Único, indispensável e divino! Estava tudo lindo, perfeito... até que você cometeu um erro? Não se preocupe, sempre há o "ctrl+z". Sem mais comentários, não há quem não o use!
Vale lembrar que no Photoshop, para se desfazer mais de uma coisa, é Ctrl+Alt+Z.

por ultimo, mas não menos importante (-n)
Alt+1+6+6 (ou 1+6+7)
Ah, sim, você não tem idéia do que eles fazem? Vou ser bem sincera, nunca mais usei este atalho, mas ele era muito útil e eu fiquei muito feliz quando, finalmente, o decorei depois de muitas aulinhas felizes de informática no colégio. Eles resultam em, respectivamente ª e º. Acho que era só assim que dava pra fazer isso naqueles teclados.
E ele só está aqui porque depois de decorado não esqueci mais, porque fez parte da minha vida - e de algumas pessoas que leem o blog que eu sei! - e pq eu gosto mais de top 7 do que de top 6!


Enfim, é isso. Gosto de listas e estou viciada em atalhos de teclado ultimamente (coisas da profissão eu acho, facilitam muito a vida), então, é isso!
Mas se alguém estiver, realmente interessado em mais atalhos, deixe um comentário que eu posso fazer um post especial com todos os que eu conheço (e tomo o cuidado de separar os do Office, já que ele muda muita coisa).

Agra vou dormir que já passou da hora! o/

--

Vote na enquete ao lado!!
Qual atalho de teclado você queria na vida real?

--

5 comentários:

zizi disse...

sem duvidas que ctrl+Z é a coisa mais perfeita desse mundo! *-*

Unknown disse...

caracaaaa
vc desenterrou o Alt + 1 + 6 + 6(7)!!! eu realmente só usei isso nas aulas de info do colégio... agora uso Alt gr + a tecla q tem o ª/ º hehehe

Ah, e tem um atalho desses que eu odeio: Ctrl + Alt + Delete
pq ele nunca resolve meus problemas rapidamente... eu preciso clicar 300 vzs, ai 2h depois me aparecem 300 janelinhas de finalizar tarefa, e daí mais 2h pra fechar todas e o programa defeituoso ¬¬

Camilla Gonçalves disse...

hauhauahuahuahua
desenterrou mesmo!!! naquela época não existia o alt gr, então tinha que ser assim mesmo... ahuahuahua
sabe o que o atl+1+6+6 faz agora???
essa carinha feliz! -> ☺
pelo menos aqui... hehehe

adorei o post!
de atalhos eu só sei os do Excel... aí tb sei MUITOS

beijooos!

Juliana Rodrigues disse...

o.o
o meu Atl+1+6+6 continua fazendo ª

e o meu Ctrl + Alt + Del demora, mas funciona (ok, no laptop do meu pai tb é uma droga.. mas isso é por causa do computador mesmo, pq o atalho é ótimo o/)

-
eu não vivo sem os atalhos de Photoshop e Corel *-*

Unknown disse...

eu não conheço atalho nenhum do excel *odeio o excel x.x*

meu alt+1+6+6 não faz nada o.o

ahh esqueci de falar de outro que eu gosto: Alt+Tab, ele alterna as janelas entre as janelas que estão abertas :D