segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A nova princesa

A “Princesa e o Sapo” é mais um conto dos irmãos Grimm adaptado pela Disney, para mais um de seus musicais animados, retomando um tipo de produção que havia sido abandonada. (como falei no post anterior). Porém não é apenas mais uma animação, menos ainda apenas mais uma história. Foi uma escolha única e uma adaptação, tanto do contexto quanto da técnica, muito bem feita.
O filme conta a história de Tiana, uma garota trabalhadora que tem o sonho que construir seu próprio restaurante. A história desta não princesa é um aglomerado de velhos temas com novos conceitos. Sim, há um príncipe, mas ele não usa capa nem espada, não tem um lindo corcel branco e não quer nada da vida. Não há bruxa/madrasta malvada que não gosta da enteada, mas há os mesmos sentimentos de inveja que permeiam as mágicas malvadas. E, como não podia faltar, tem lindas canções, animais que falam e mais de uma moral no final.
Dando uma opinião puramente pessoal, achei um filme lindo, muito bem escrito, pensado e animado. A construção dos tipos dos personagens (características físicas – e ressalto não só a princesa negra, mas também o magérrimo mestre do vudu, o crocodilo gordo e o vaga-lume desdentado – e conceituais). A personalidade de cada um é única (como já é de se esperar nestes filmes da Disney), o traço é elegante e as cores são totalmente relacionadas ao momento psicológico da cena (os sonhos de Tiana, as invocações vuvu...). Um filme visualmente fascinante.
A história não é das mais inovadoras, mas foi muito bem feita e encaminhada. Faz rir, surpreende, emociona. Tudo o que precisa. Bem ou mal, não há como não considerar um filme mais para meninas, mas isso é relativo. É um conto de fadas e uma história de princesas, mas os meninos também gostam – conhecimento adquirido por experiência própria. [e vale lembrar que a Disney não costuma deixar pontas soltas nos seus c lássicos]



Agora, de um ponto de vista mais técnico, vou me abster de falar e mostrar logo artifícios concretos. Bem antes de o filme estrear, eu havia recolhido uma série de links e matérias sobre ele, mas perdi todos os meus sites favoritos quando o computador teve de ser formatado. Então, eis o que eu consegui encontrar:

[cuidado, pode haver spoiler neste vídeo]


Do acetato aos gráficos de 3D

Entrevista com John Lasseter

Disney

IMDb

Smally Cat



Um comentário:

Camilla Gonçalves disse...

Concordo com tudo!!
Gostei do filme =)

Beijoos