domingo, 19 de julho de 2009

Harry Potter, o Enigma do Príncipe e os hormônios

minha crítica ao 6º filme da saga: "Harry Poter e o Enigma do Príncipe"

Antes de mais nada, me decepcionei consideravelmente.
Fui ao cinema para ver HP e vi uma comédia românica.

É o sexto ano dos protagonistas em Hogwarts, eles tem 16 anos, estão com os hormônios a flor da pele... mas, pelo amor de deus, Voldemort está destruindo o mundo e eles só querem saber de pegação?? Tem alguma coisa errada aí!

Basicamente, o livro narra: as atrocidades dos Comensais da Morte, as dificuldades do Ministério da Magia, Harry se tornando o melhor aluno de poções graças ao livro do Príncipe mestiço, Dumbledore mostrando a história da vida de Tom Riddle para Harry (e ambos fazendo novas e importantes descobertas) e os casos amorosos quase que preditos nos livros anteriores tomando forma(com uma ou outra pitada de hormônios).
Totalmente o filme mostra: os protagonistas (que, diga-se de passagem, foram 4 e não 3) em momentos de "cara de bobo apaixonado", romance, momentos de piadas e gente se pegando em plano de fundo... ah e uma vez ou outra fez um comentário sobre o passado de Você-Sabe-Quem e um tal livro de um tal príncipe aí ...

Críticas de fanática a parte, até teria sido um filme bom, se a proposta fosse uma comédia romântica pra casal adolescente, daquelas que não enchem salas de cinema, com roteiro bem mais ou menos, atuações idem e muitos efeitos especiais pra agradar o menino arrastado ao cinema para acompanhar a namorada.
Falando nas atuações, as grandes estrelas do filme seriam a Luna e a Belatriz, se não aparecessem menos de 5 min no total, ao longo das 2:30h de duração. Mas eles acertaram em cheio na escolha de Jim Broadbent como o prof. Slughorn. E, como assisti legendado e dublado, sinto a mais profunda necessidade de dizer que venho me decepcionando com muitas dublagens atualmente. A voz da Belatriz ficou incrível e debochadamente perfeita, a do Slughorn foi muito boa e merece os devidos parabéns, algumas outras que não me recordo também encaixaram, mas o Draco ficou terrivelmente infantilizado, enquanto que a McGonagal só faltou rachar os tímpanos de tão irritante (lembrando que nunca simpatizei com as vozes dubladas do Harry, e de muitos outros). Não estou falando mal dos dubladores, mas sim da escolha e da dublagem em si... não fizeram jus às vozes originais.

.
.
.
. : spoiler : .
.
.
.

Falando em não fazer jus, a cena da morte do Dumbledore não emocionou nem um décimo do que emocionou no livro, o beijo da Gina e do Harry foi a coisa mais xoxa e sem graça da história do cinema, e a música tema dos filmes de HP só aparece uma vez e na cena do Expresso de Hogwarts (que, diga-se de passagem, é o pior de todos até agora).

Pra não dizer que não gostei de nada, algumas cenas ficaram muito boas, como a da possessão Katia Bell, o susto no aparecimento dos Inferi (apesar de não ter gostado da forma totalmente Glolun deles) e o show pirotécnico do Dumboedore na caverna (apesar de não ter imaginado tanta semelhança com Gandalf lutando com o Balrog em Moria)

Para encerrar, algumas coisinhas que não fariam a menos diferença na vida dos produtores, mas faria toda a diferença no filme:

- por que as fotos no jornal do Harry não se mechem?
- por que mudaram a penseira? Ficou legal assim e tal... mas ela não é metálica e flutuante!
- por que o Dumbledor está sem óculos o filme todo?
- por que a Felix Felicis não é dourada??
- por que os alunos nem mais saem do trem de uniforme?
- por que (e agora é realmente importante) POR QUE a cicatriz do Harry só está visível em DUAS cenas do filme todo???

quanto a adaptação em sí:
- por que personagens como a Tonks e o Lupin tem aparecimentos tão ínfimos que nem são notados??
- o que os Comensais da Morte estão fazendo na Borgin & Burks? Não era pra se descobrir que o Draco é mesmo um Comensal da Morte só no final??
- falando nisso, perdeu toda a graça de saber que a resposta era o Armário Sumidouro, já que eles estava lá o filme todo...
- por que ninguém briga com o Harry quando ele quase mata o Malfoy??
- por que os Comensais da Morte saem tranqüilamente do castelo depois de terem matado o maior bruxo de todos os tempos... dentro de Hogwarts!!!

- agora, mais do que tudo, por que não falam quase nada das Horcruxes??
- e por que, ao invés de explicar coisas desse livro, perderam tempo jogando indiretas bem diretas de coisas que só explica no fim do próximo livro (tipo, Snape é bonzinho) ???

.
.

Resumindo, não foi uma boa adaptação e, nem mesmo um bom filme.
Não teve o suspense, a emoção e não foi nem um pouco empolgante ou sombrio.
Foi, de fato, uma introdução aos próximos dois.

Mas continuo na espectativa.

.

Um comentário:

Carol disse...

Apesar de não lembrar de mta coisa do livro(faz tanto tempo q eu li ;-;), concordo com o q vc disse! E vamos esperar que os próximos sejam dignos de encerramento da série!
bjus